Deutsche Dogge ou
Dogue Alemão
Breve resumo histórico
Aparência geral
Temperamento
Tamanho e proporções
Como ancestrais do atual Dogue Alemão, devem-se considerar o antigo “Bullenbeißer” (buldogue alemão ancestral) e os “Hatz e Saurüden” (cães de caça em geral e de caça de javalis), os quais eram intermediários entre um robusto Mastiff Inglês e um rápido e ágil galgo. No início, entendia-se por “Dogge” (Dogue) um cão grande e forte, não necessariamente pertencente a uma determinada raça. Posteriormente, denominações como “Ulmer Dogue” (Dogue de Ulm), “Dogue Inglês”, “Dogue Dinamarquês”, “Hatzrüde” (Cão de Caça), “Saupacker” (Cão Caçador de Javalis) e “Grande Dogue” passaram a designar os diversos tipos desses cães de acordo com a cor e tamanho (porte).
No ano de 1878 em Berlim, um comitê de sete membros formado por dedicados criadores e juízes e coordenado pelo Dr. Bodinus, tomou a decisão de registrar todas as variedades supracitadas sob a denominação “Deutsche Doggen” (Dogue Alemão em português). Desta forma, era lançada a pedra fundamental para a criação de uma raça canina alemã autônoma. Em 1880, por ocasião de uma exposição canina realizada em Berlim, foi redigido pela primeira vez um padrão para o Dogue Alemão, o qual desde então está sob os cuidados do “Deutsche Doggen Club 1888 e. V.” (Clube do Dogue Alemão 1888), já tendo sido modificado algumas vezes ao longo dos anos. Sua configuração atual corresponde às exigências da F.C.I..
O Dogue Alemão reúne à sua nobreza, constituída por uma constituição forte, vigorosa e bem proporcionada, altivez, força e elegância. Devido à sua substância, aliada à sua nobreza, aparência harmoniosa, bem como à sua silhueta bem proporcionada e à cabeça especialmente expressiva fazem com que quem o vê tenha a impressão de estar diante de uma estátua cheia de nobreza. Sua conformação física não é grosseira nem elegante demais; seu dimorfismo sexual é claramente definido. Ele é o Apolo dentre as raças caninas.
Apresenta uma estrutura quase quadrada, isto se observa especialmente nos machos as fêmeas podem ser um pouco mais longas e retangulares.
Altura na cernelha: Machos: no mínimo 80cm, não devem exceder 90 cm. Fêmeas: no mínimo 72cm, não devem exceder 84cm. A fêmea adulta varia de 45 a 59 kg, ja o macho adulto varia de 54 em 90 kg.
Amável, carinhoso e afeiçoado aos seus donos; podem ser reservados diante de desconhecidos. Quando requerido é autoconfiante, corajoso, de fácil trato e um dócil cão de companhia e de família, com um alto limiar de excitação e sem comportamento agressivo.
Cores
O Dogue Alemão é criado em três variedades independentes de cores: Dourado e Tigrado; Arlequim e Preto; Azul.
• Dourado: Do dourado claro até o dourado escuro; uma máscara preta é desejável.O dourado não deve ser acinzentado, azulado ou enegrecido (cor de fuligem). Sem marcas brancas.
• Tigrado: A cor básica vai do dourado claro até o dourado escuro, com listras pretas tão uniformes e claramente definidas quanto possível, posicionadas na direção das costelas e não esmaecidas. Uma máscara preta é desejável; Sem marcas brancas.
• Arlequim (com manchas pretas e brancas, os chamados “Tigerdoggen” ou “Dogues Tigres”): A cor básica é o branco puro preferencialmente sem nenhum salpicado, tendo sobre o corpo manchas pretas brilhantes, bem distribuídas, irregulares e “rasgadas”. Não são desejáveis partes manchadas em cinza, azul ou amarronzadas, assim como salpicado azul acinzentado. Merles (“Grautiger” ou “Tigres cinzas” - estes apresentam uma pigmentação preta sobre uma cor de base predominantemente cinza) incidem na criação, mas não são desejáveis, embora também não devam ser desqualificados.
• Preto: Cor preto profundo, sendo permitidas manchas brancas no peito e nas patas; também estão incluídos aqui os “Mantados” (“Manteltiger” ou “Tigres Mantados”), nos quais o preto cobre todo o corpo como um manto, enquanto o focinho, o pescoço, o peito, o ventre, as pernas e a ponta da cauda podem ser brancos; assim como os dogues com a cor de base branca e grandes placas pretas (“Plattenhunde” ou “Plaqueados”).
• Azul: Azul aço puro, sendo permitidas marcas brancas no peito e nas patas. Constitui falta o azul dourado ou enegrecido.
Cuidados
Os proprietários devem disponibilizar espaço suficiente para que ele possa correr livremente de acordo com a sua necessidade instintiva. Banho de sol à vontade também é fundamental para compor a qualidade de vida desse amigo fiel.
Quando adulto, seu peso chega ao de uma pessoa e as variáveis para seu crescimento saudável não diferem muito das nossas. Quanto à alimentação a raça tem necessidades específicas de manejo em função das temíveis torções gástricas. Fracionar as porções do dia , seja alimentação natural ou ração específica para o porte e gasto calórico de cada indivíduo, é regra! Assim o cão pode digerir corretamente o alimento oferecido. O repouso após as refeições é uma sugestão que nos traz a tranquilidade de não serem acometidos por torções gástricas.
Durante a fase de crescimento, que vai em média até os dois anos, dieta equilibrada, exercícios físicos moderados e direcionamento veterinário para suplementação, são fundamentais para que tenham uma saúde óssea saudável na idade adulta. Cai por terra o mito que ter filhotes de Dogue Alemão gordinho é bom... O peso desses cães deve ser sempre monitorado pois qualquer exagero acarreta em sobrecarga das articulações.
A higiene da raça pede uma escovação semanal e banhos mensais ou quando estejam sujos. A saúde bucal é também muito importante , pois o simples excesso de tártaro pode ocasionar doenças graves no organismo em geral. As orelhas íntegras do Dogue Alemão pedem cuidados especiais pois essa anatomia propicia proliferação de bactérias e otites crônicas podem se estabelecer. Qualquer sinal de falta de saúde ou desconforto físico e psicológico em um cão da raça Dogue Alemão tem consequências proporcionais ao seu tamanho.
Nossos cães do GGG são criados com bastante liberdade e interação com a família, tratador e amigos. Prezamos pela qualidade de vida deles em primeiro lugar pois são a realização de um sonho. Não fazemos isso sozinhos, temos parceiros leais e comprometidos. Cada um com a sua especialidade , nos auxiliam a desenvolver cada dia melhor o nosso plantel.
Redes sociais GGG
(41) 99174-0024
© 2024. All rights reserved to Great Giants Garden.
Design by